FTK

Bases Educacionais

O potencial de aprendizagem da sua criança é o centro de toda a prática FasTracKids. Os professores FasTracKids têm de passar por uma fase de formação certificada na metodologia FasTracKids. Após a certificação os professores continuam a sua formação professional de forma a manterem o seu certificado, recebendo informação actualizada acerca das melhores práticas e de como ajudar a criança a atingir todo o seu potencial. Formações e seminários focam-se na criação de uma sala de aula que enfatize as aprendizagens dos alunos baseando nos seguintes teóricos:

Jean Piaget:

Os professores têm de ter conhecimento das teorias inovadores do investigador educacional Jean Piaget. A Teoria dos Estádios do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget é utilizada ao longo de todos os cursos FasTracKids de forma a que os professores estimulem os seus alunos a atingirem todo o seu potencial, de acordo com a sua faixa etária.

Eric Jensen:

O trabalho inovador de Eric Jensen, baseado no conhecimento do funcionamento do cérebro, ajuda os professores a entenderem o desenvolvimento cognitivo das crianças. A sua teoria foca-se em como as crianças aprendem, ao mesmo tempo que é criado um ambiente optimizado de forma a que possam acontecer o máximo de aprendizagens possível. No seu livro, O Cérebro e a Bioquímica e as Aprendizagens, informa os professores sobre o desenvolvimento neurológico que ocorre quando os alunos são estimulados adequadamente de forma a alimentar o desenvolvimento do cérebro. A sua criança estará imersa em experiências ricas, que promovem o desenvolvimento cerebral.

Benjamin Bloom:

O sistema FasTracK depende de um ambiente centrado nas aprendizagens e interacções do aluno. Os professores são treinados a colocarem questões estimulantes, de forma a provocarem o pensamento do aluno. Usando a taxonomia de Bloom como guia para criar estas mesmas questões, a aula FasTracKids oferece ao aluno a oportunidade de pensar criativa e criticamente. Usando os métodos de questionar de Bloom os alunos criam as bases para serem os responsáveis pelas suas aprendizagens e descobertas.

Howard Gardner:

Através de seminários de desenvolvimento e do uso da Avaliação do Potencial de Aprendizagem FasTrack®, os professores tornam-se especialistas na aprendizagem individualizada de cada aluno. Baseando-se na teoria de Howard Gardner de trabalhar em aprender as preferências, o professor FasTracKids desenha cada plano de aula de forma a ir ao encontro das necessidades de cada um dos seus alunos. Utilizando as oito preferências de aprendizagem de Gardner como guia, o professor projecta a sua aula de forma a satisfazer as necessidades únicas da sua criança.

Reggio Emilia

Reggio Emilia é um filósofo educacional que surgiu em Itália no pós Segunda Guerra Mundial. Esta filosofia promove um grande respeito pela criança e pelo seu processo de aprendizagem. Uma das formas que têm de honrar este processo é através duma documentação cuidada do trabalho da criança. Os professores FasTracKids aprendem a importância dessa documentação. Isto proporciona aos professores e aos pais uma visão aprofundada das aprendizagens do aluno. Também nos dá um fio condutor concreto do progresso que a criança vai alcançando.

A FasTracKids junta algumas das mais importantes filosofias educacionais de todo mundo, de modo a garantir que as aprendizagens da sua criança ocorrem a um nível que é apropriado para a sua idade, mas que os ajude a atingir todo o seu potencial.